Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas para Site Quanto custa fazer um site?

Quanto custa fazer um site?

Entenda o que influencia nos custos para a criação de site!

| Atualizado em
por Time Construsite

A primeira coisa a fazer para compreender um or√ßamento de cria√ß√£o de site √© analisar qual o objetivo principal para o seu site novo: ser√° apenas para a divulga√ß√£o da sua empresa ou voc√™ precisa de algo mais complexo, para interagir com seus clientes por meio de login e senha? √Č claro que essa foi uma pergunta mais simples afinal, um site compreende muito mais coisas das quais voc√™ pode se inteirar clicando aqui.

Nesse link voc√™ pode diagnosticar tudo o que precisa para criar o seu site! Lembrando que, quanto mais coisas voc√™ acrescenta (como n√ļmero de p√°ginas, funcionalidades e outros), mais caro pode ficar o seu projeto. Vamos ver?

photo-1461773518188-b3e86f98242f(1).jpg

Quais os principais fatores que influenciam o custo do site?

Quero criar um site, quanto custa? A resposta sempre será: depende. Não existe um preço certo para os sites, como existem para produtos que você escolhe nas prateleiras das lojas. Por isso os orçamentos de criação de site são necessários: existe uma análise, mesmo que breve, do que o site precisa e, quanto mais funcionalidades ele tiver, mais alto pode ser o seu custo.

Mas o que é analisado para definir esses custos da criação do site? Existem dois principais fatores:

  1. O tempo gasto para criar e testar o site;
  2. A empresa da qual você está contratando os serviços.

Como o site na verdade √© um servi√ßo, o valor final vai depender da quantidade de horas gastas para cri√°-lo. Isto √© diretamente influenciado pelo n√ļmero de funcionalidades e links que ele ter√°, pois quanto mais coisas acrescidas a ele, mais horas ser√£o gastas para a cria√ß√£o do site.

Al√©m disso, o design do site tamb√©m pode ser um dos fatores encarecedores: quanto mais exclusivo e cheio de fun√ß√Ķes, maior pode ser o or√ßamento.

O segundo ponto do qual falamos é com quem você irá fazer esse site. Cada empresa ou profissional estabelece quanto vale a sua hora de serviço, o que significa que você pode encontrar sites mais simples de R$500,00 à R$2.000,00, ambos com a mesma qualidade ou não, e outros mais completos que passam dos R$5.000,00 ou R$20.000,00, chegando até mesmo a seis dígitos.

Mas, novamente, vai depender muito mais da complexidade de cada projeto, portanto, avalie bem quais as suas necessidades e desejos, para ter o or√ßamento de acordo com o produto que voc√™ deseja receber. Al√©m disso, avalie tamb√©m se no conjunto da obra haver√° manuten√ß√Ķes, se voc√™ ter√° total suporte para entender o funcionamento de todas as ferramentas, pois, querendo ou n√£o, o atendimento personalizado ap√≥s a cria√ß√£o do seu site vai contar muito!

Lembre-se: muitas vezes o barato pode sair caro, procure pela empresa ou profissional, onde ter√° o melhor custo benef√≠cio!

Quais tipos de site s√£o mais caros?

Projetos mais simples tendem a ser menos custosos. Projetos maiores tendem a ser mais caros ou muito mais caros, depende. Mas at√© os sites mais simples, possuem varia√ß√Ķes de pre√ßos maiores. Entenda o porqu√™, aqui:

Existem três objetivos para sites:

  1. Divulgação na internet (sites institucionais);
  2. Interação exclusiva entre vários usuários (clientes, fornecedores, etc);
  3. Venda de produtos na internet (com√©rcio eletr√īnico).

Um site pode conter tanto um desses objetivos, como todos eles juntos e √© isso que varia no or√ßamento de um site. Quanto menos integra√ß√Ķes s√£o feitas, mais barato fica! Vamos l√°?

Sites para divulgação da empresa (sites institucionais);

Menos complexos - S√£o sites que geralmente possuem tr√™s informa√ß√Ķes b√°sicas:

  • Quem √© a empresa;
  • O que ela faz ou vende;
  • Como entrar em contato.

Nesse caso, o que pode interferir no valor final é a quantidade de funcionalidades e links: se você precisa de mais links além do básico, o seu site pode ficar mais caro. Na maioria das vezes, sete links já são suficientes para esse objetivo, por isso, acrescentando mais deles, pode resultar em aumento no orçamento.

image(14).png

Normalmente, enquadram-se nos links básicos: Quem somos; Produtos; Serviços; Fotos ou Vídeos; Notícias ou Blog; Localização (Mapa); Contato; Trabalhe conosco; Cadastro de newsletter; Etc.

Sites Personalizados e Lojas Virtuais

Sites mais complexos: Al√©m do objetivo de divulgar a empresa, precisam tamb√©m de √°rea restrita para comunica√ß√£o exclusiva entre a empresa e os clientes. Normalmente isso pode incluir: muitas pessoas com acesso exclusivo por meio de login e senha, permiss√Ķes diferentes para diferentes usu√°rios, espa√ßo para troca de mensagens e downloads de arquivos, entre outros.

02(1).jpg

Obs.: Todo site gerenci√°vel, ou seja, que pode ser alterado seu conte√ļdo, vem com algum tipo de sistema por tr√°s, do qual chamamos de CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conte√ļdo). Para sites mais simples, esse sistema √© b√°sico e conta com relat√≥rios de acesso e a possibilidade de alterar todo o conte√ļdo do site, por exemplo.

Lojas virtuais: As chamadas Lojas Virtuais ou e-commerce s√£o sites que precisam de √°reas exclusivas para cada cliente, al√©m de um administrador para contabilizar e gerenciar os estoques, vendas, entregas, gerar boletos, etc. √Č um sistema de vendas online, que demanda mais tempo para criar e testar, do que os sites feitos para divulgar as empresas. Normalmente incluem apenas essas funcionalidades, mas tudo vai depender da necessidade de cada empresa.

03.png

Voc√™ tem d√ļvidas sobre qual tipo de site vai te atender melhor? Fa√ßa contato conosco! Temos consultores prontos para entender a sua necessidade e indicar qual o melhor produto para voc√™. Aproveite, este atendimento √© gratuito!

Sistemas Personalizados

Quando falamos de sistemas, os preços variam muito de empresa para empresa. Podem ser feitos sistemas para gerenciamento do negócio; intranets, para a comunicação interna entre setores da empresa; e outros.

H√° ainda os sistemas que acompanham os grandes sites de intera√ß√Ķes de compra e venda como o Mercado Livre e olx, onde o vendedor pode ser comprador e vice versa. Aqui existem v√°rias integra√ß√Ķes com empresas como os correios, operadoras de cart√£o de cr√©dito e outras.

Sites gigantes de compras, como Netshoes e Lojas Americanas, também precisam de um sistema muito grande para gerenciar todos os produtos, fretes, entregas e estoque.

E ainda temos os sites parecidos ou iguais aos grandes portais da internet, como Globo.com, onde existem muitas informa√ß√Ķes, muitas p√°ginas e √© tudo muito din√Ęmico.

Esses tipos de sistema conseguem ser ainda mais complexos, necessitando de muito tempo para serem criados e testados.

Em média, quanto custa um site?

Você vai ver, mais abaixo, a tabela com preço médio para criação de sites praticados no mercado atualmente. Não necessariamente as empresas terão esses valores como base, por isso, desconfie de preços muito baixos! Se o site é muito complexo para ser feito, você pode ter problemas com prazos e entregas, principalmente quando tratados com freelancers, que normalmente possuem o custo mais baixo, mas a definição de prazos é muito mais instável.

Empresas maiores, que possuem mais pessoas envolvidas nos projetos e conseguem dar suporte melhor e mais completo, podem cobrar mais caro do que os freelances, que trabalham sozinhos, por exemplo. O pre√ßo pode variar muito, mas o resultado final tamb√©m.

Produto

Valor médio

Características

Exemplos

Site com layout pronto

Entre R$ 500 e R$ 1.000

Normalmente compra-se um layout pronto e nele fazem pequenas altera√ß√Ķes como os links, as cores e a logomarca da empresa. Como s√£o altera√ß√Ķes b√°sicas, o cliente pode ficar restrito ao n√ļmero de aprova√ß√Ķes.

Sites gerenciáveis (CMS) para divulgação de empresas.

 

Site personalizado

Entre R$ 1.500 e R$ 3.000

Layouts exclusivos, feitos de acordo com as necessidades e desejos de cada um. Depende da aprova√ß√£o final do cliente, mas pode ter n√ļmero m√°ximo de provas.

Sites gerenci√°veis (CMS) exclusivos.

Lojas virtuais b√°sicas.

Site personalizado com funcionalidades personalizadas

Entre R$ 3.000 e R$ 20.000

S√£o sites exclusivos com o sistema de gest√£o personalizado. Vai variar de acordo com a necessidade funcional de cada empresa. Quanto mais fun√ß√Ķes, mais caro.

Sites gerenci√°veis (CMS) exclusivos.

Lojas virtuais mais completas.

Intranet.

Gerenciamento de empresas.

 

Sistemas web

Entre R$ 10.000 e R$ 200.000

Sistemas mais complexos, como o caso de grandes sites na internet: mercado livre, netshoes, americanas, olx, globo.com, etc

Grandes portais da internet.

Grandes lojas virtuais.

Intranet complexa.

Gerenciamento de empresas grandes.

 

Quer receber um orçamento agora mesmo? Clique aqui

Quero criar um site bonito!

Falamos muito das necessidades básicas de cada empresa, das quais influenciam o orçamento do site, mas outro ponto que também pode influenciar no valor final, mas não necessariamente está ligado às funcionalidades, é o design do seu site.

Lembre-se sempre: ele pode ser bonito e ter qualidade, mas pode não atender a sua empresa 100%. Além da estética, sempre analise as funcionalidades e se a navegação que o usuário terá, será boa.

Normalmente, sites mais personalizados, a total gosto do cliente, s√£o mais caros, pois quanto maior o n√ļmero de provas de layout, mais tempo leva para ser feito.

Dicas finais

√Č importante avaliar o portfolio das empresas, o suporte oferecido e as atualiza√ß√Ķes – para que seu site fique sempre bem visto nos aparelhos m√≥veis, por exemplo. Veja tamb√©m os coment√°rios que os clientes fazem desses profissionais, n√£o apenas no site, mas nas redes sociais que elas est√£o e etc.

Os anos de experiência também contam muito! Ao contratar uma empresa que já possui mais de 10 anos de mercado, os riscos são infinitamente menores, pois a estabilidade é mais garantida.

Empresas com pouco tempo de mercado, ou freelancers, correm mais riscos de pararem seu projeto, pois a probabilidade dessas empresas fecharem as portas, ou dos freelancers arrumarem outras atividades, como um novo emprego ou uma viagem, s√£o grandes.

Procure saber: muitas pessoas que fazem sites com freelancers, frequentemente tem problemas com prazos e projetos parados ou abandonados.

Além do site, o que mais levar em conta?

Se você criou o site e acha que acabou, se engana. Isso não é o fim do seu relacionamento com a empresa, pois o bom funcionamento do site depende muitas coisas, como:

  • Hospedagem de qualidade;
  • Manuten√ß√£o e atualiza√ß√Ķes no servidor;
  • Atualiza√ß√Ķes constantes nos sites responsivos;
  • Preven√ß√£o contra ataques;
  • Suporte telef√īnico.

Talvez esse √ļltimo seja o mais importante, por isso, verifique se voc√™ ter√° o suporte necess√°rio para qualquer tipo de problema ou d√ļvida. Considere coment√°rios e indica√ß√Ķes de clientes, pois saber√° como ser√° o seu suporte quando estiver com o site na m√£o.

Nota: Empresas de hospedagem muito grandes possuem Call Center para atender os clientes. E o que vem junto no pacote? Aquelas musiquinhas de espera; disque 1, disque 2, disque 3; e cada hora você irá falar com uma pessoa diferente Рbem parecido com suporte de operadora de telefonia. E claro, a maioria dos Freelancers geralmente não dão suporte adequado após a entrega do site, pois eles são um só para atender vários clientes.

Como saber se o pre√ßo do site est√° alto?

Quanto mais detalhes voc√™ fornecer, melhor ser√° o seu or√ßamento. Se voc√™ n√£o sabe de tudo o que precisa ainda, pergunte! Com or√ßamento em m√£os, verifique se todos os pontos que importam para voc√™ est√£o de acordo, o prazo para entrega, o n√ļmero de vezes que voc√™ pode aprovar o layout do site, o custo da hospedagem junto com os benef√≠cios de ter um suporte bem feito.

photo-1454165804606-c3d57bc86b40.jpg

O barato pode sair caro: talvez você opte por comprar um site mais barato e simples, mas percebe que não o atende de maneira favorável. Infelizmente o custo para alterar o site depois de pronto é maior.

Mas o mais caro, também pode não ser o melhor: colocar funcionalidades das quais sua empresa não precisa, trabalhar demais em pontos estéticos e de menos nos pontos funcionais, etc. Tente manter o equilíbrio para oferecer a melhor experiência para os seus clientes como usuários e para a sua empresa.

Por fim, desconfie:

Sites muito baratos podem ser bonitos e at√© atender as necessidades da sua empresa, mas podem n√£o ser muito bem feitos, seguindo a l√≥gica da programa√ß√£o – as coisas mais t√©cnicas de um site. Isso pode influenciar a navega√ß√£o do usu√°rio negativamente e al√©m de n√£o atender aos crit√©rios do Google para o posicionamento org√Ęnico, voc√™ pode n√£o ter o suporte adequado e seguran√ßa contra invas√Ķes.

D√ļvidas? Confira quais as funcionalidades que voc√™ precisa, clicando aqui, e desenvolva o seu escopo para or√ßamento. Pronto para criar o seu site? Solicite aqui o seu or√ßamento. teeth_smile.png

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicit√°rios, designers e especialistas de mercados distintos, com a miss√£o de criar o melhor conte√ļdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Coment√°rios:

Orçamento por WhatsApp