Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Para Imobiliárias 5 indicadores essenciais para negociar o aluguel em BH

5 indicadores essenciais para negociar o aluguel em BH

Saiba quais são esses indicadores para agregar em suas vendas de imóveis!

| Atualizado em
por Time Construsite

Ao negociar o aluguel em BH, o corretor de imóveis deve atentar-se a tudo que se relaciona com o mercado imobiliário e que pode ajudá-lo a concluir as transações com sucesso. Um ponto que muitas vezes é esquecido pelos profissionais são os indicadores e dados do mercado de imóveis que influenciam diretamente no preço dos domicílios e que podem ou não facilitar uma venda.

image(59).png

Alguns índices são utilizados para reajustar aluguéis, valores e as parcelas que envolvem o contrato de moradia. Dando atenção em tais dados, o corretor imobiliário pode se destacar dos outros colegas do ramo e oferecer um atendimento diferenciado e com mais informações para os consumidores que desejam fechar um aluguel em BH.

Apesar de não muito usados no dia a dia, os indicadores econômicos podem influenciar no mercado de empreendimentos. Entretanto, o corretor tem tantas tarefas diárias para se dedicar, que nem sempre pode acompanhar o que acontece. Por esse motivo, separamos alguns indicadores importantes para tratar do aluguel em BH.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é, talvez, um dos mais conhecidos no País e é considerado a inflação brasileira. Ele é composto de acordo com a variação de preços de diversos itens, até mesmo o valor de aluguel e a taxa de condomínio, se for o caso. Com este indicador, é possível verificar se o momento é ou não favorável para adquirir um imóvel e, assim, o profissional poderá entender se houver certa queda nos negócios. Os dados são computados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Taxa Selic

A taxa de juros do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a média que o governo salda como juros nos títulos federais. Este indicador é usado como um tipo de base para todas as outras taxas de juros praticadas no Brasil. O Banco Central é responsável por monitorá-la e alterá-la para controlar o crédito disponível no País, assim como a inflação. Normalmente, influencia diretamente os juros de forma geral.

Confiança do Consumidor

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável por mensurar o Índice de Confiança do Consumidor, trazendo informação para o mercado sobre o sentimento dos consumidores diante à economia e finanças pessoais. Mesmo que possa parecer um índice superficial, ele pode auxiliar (e muito) o corretor imobiliário ao revelar a intenção de consumo, uma vez que clientes confiantes têm chances maiores de gastar e procurar bens, mesmo que mais caros.

IGPM

O índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) mostra o movimento dos preços calculados mês a mês pela FGV e é divulgado ao fim de cada periodo. Sua principal função nos dias de hoje é ser usado como indicador de referência utilizado para reajustes dos contratos de aluguéis (residenciais ou comerciais) e aumentos na energia elétrica.

IGPM acumulado

Também conhecido como reajuste anual dos contratos, o índice IGP-M acumulado é feito pela soma dos valores ao longo dos 12 meses do ano - anteriores ao mês de aniversário do contrato de aluguel.

Dados do Mercado Imobiliário

Outras informações importantes para o profissional que cuida do aluguel em BH se atentar são os dados imobiliários. O valor do metro quadrado, por exemplo, é um item muito importante para que o corretor saiba negociar com o cliente de forma justa, assim como aconselhar as pessoas que estão colocando os domicílios à venda.

O VivaReal, portal que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam o imóvel ideal, oferece o DMI (Dados do Mercado Imobiliário), que pode ser uma ótima ferramenta para que o corretor sinta como está o clima do mercado. É como um termômetro imobiliário, capaz de mostrar os bairros mais caros e mais em conta (nacional ou por estado), qual o tipo de imóvel que as pessoas mais estão buscando, assim como o tipo de contato - compra ou aluguel.

Vale lembrar que o corretor de imóveis precisa ficar atento e diferenciar a variação de aluguel para empreendimentos residenciais e comerciais, já que o preço se modifica de uma categoria para outra.  

Acompanhando os indicadores e ficando por dentro da função de cada um, o corretor de imóveis pode ter ainda mais sucesso nas negociações com as transações de aluguel em BH

Mesmo que considere colocar em prática tudo que foi dito aqui no texto, recomendo fortemente fazer bem feito a atividade mais básica que leva qualquer empresa ao sucesso, o controle do Contas a Pagar e a Receber. Criamos uma planilha show para te ajudar, é grátis, aproveite!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna)
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários:

Orçamento por WhatsApp