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Uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital

Disponibilize mais de um canal de comunicação para os seus clientes!

| Atualizado em
por Time Construsite

Com as in√ļmeras possibilidades de comunica√ß√£o que nos rodeiam, limitar as op√ß√Ķes de contato de clientes e poss√≠veis clientes com a sua empresa, trar√° como consequ√™ncia a perda de in√ļmeras potenciais vendas e tamb√©m, de relacionamento.

√Č muito importante oferecer mais de um canal de comunica√ß√£o para o seu cliente, dando a ele a liberdade de escolher o canal que melhor atenda a necessidade e limita√ß√£o de tempo em sua rotina.

Atualmente, com a rápida expansão tecnológica muitas empresas estão aderindo a prática do uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital e de se manter próximo do seu cliente.

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Como eu posso utilizar essa ferramenta na minha empresa?

O WhatsApp √© um aplicativo de troca instant√Ęnea de mensagens e arquivos audiovisuais que vem sendo muito utilizada pelas empresas atualmente por benef√≠cios como baixo custo, comunica√ß√£o r√°pida e eficaz.

Pela transformação do aplicativo em mais uma canal de comunicação para as empresas, resolvemos dar algumas dicas de como você pode utilizá-lo como uma ferramenta de Marketing Digital dentro da sua empresa! Confira:

N√ļmero exclusivo

√Č importante e extremamente necess√°rio que voc√™ utilize um aparelho de celular com um n√ļmero exclusivo para o WhatsApp da sua empresa. Jamais misture sua rede de relacionamentos e os seus assuntos pessoais com os assuntos profissionais!

Transmita profissionalidade

O WhatsApp permite que você utilize uma foto de perfil para as pessoas identificarem quem você é, nesse caso, os seus clientes. Portanto, é muito importante transmitir profissionalidade e utilizar uma foto de perfil com a logo da sua empresa.

Status Personalizado

Utilize a ferramenta de status a seu favor, para informar algo que seja importante para seu cliente, como o hor√°rio de atendimento por WhatsApp ou at√© mesmo o endere√ßo da sua empresa. Serve para que voc√™ evite algumas d√ļvidas referentes a esses assuntos mais importantes.

Taxa de respostas r√°pida

Se o uso do WhatsApp é justamente pela sua agilidade na comunicação, não é recomendável deixar o seu cliente esperando! Não pense que se você demorar um ou mais dias para respondê-lo ele irá continuar insistindo, pois ele poderá desistir e ir atrás de outra empresa que se importe com as necessidades dele e o atenda de maneira rápida e eficaz.

Al√©m disso, um cliente insatisfeito ir√° continuar mandando mensagens incansavelmente e como o pr√≥prio aplicativo fornece informa√ß√Ķes de √ļltima abertura do aplicativo, quando voc√™ est√° online e quando visualizou as mensagens, o conjunto dessas a√ß√Ķes poder√° mostrar desfeita e aumentar ainda mais a insatisfa√ß√£o. Cuidado!

Linguagem formal

Lembre-se que você está utilizando o WhatsApp da sua empresa, ou seja, deve se adequar a linguagem utilizada no ambiente profissional. Evite o uso de linguagem informal e com muitas gírias. Seja profissional!

Direcione pessoas para esse atendimento

√Č importante entender que quando algu√©m come√ßa um atendimento a um cliente, essa mesma pessoa deve finaliz√°-lo. N√£o √© recomend√°vel ficar "passando a bola" para outras pessoas.

Você precisa entender que deve-se direcionar uma função para cada determinada pessoa, sendo assim, se houver alguma falha ou algum problema você saberá de quem chamar a atenção e como resolver.

Recurso de localização

√Č um grande diferencial usar do recurso de localiza√ß√£o do Whatsapp. Pode ser uma ferramenta muito √ļtil na hora de mostrar ao seu cliente onde sua empresa est√° localizada ou onde ele pode encontr√°-lo.

E agora, com a nova atualiza√ß√£o do WhatsApp √© poss√≠vel compartilhar sua localiza√ß√£o em tempo real por at√© 8 horas, ou seja, a medida que a pessoa se move, o indicador no mapa tamb√©m se movimenta indicando a sua trajet√≥ria. 

Hor√°rio das mensagens

Não é profissional responder às mensagens dos seus clientes durante o horário da madrugada ou fora do horário de funcionamento da sua empresa. O mais indicado é deixar o aparelho celular na sua empresa e não levar para casa, e assim verificar as mensagens e responder no dia seguinte durante o horário comercial.

O fato de utilizar o aplicativo já demonstra para alguns usuários, assim como acontece com o uso pessoal dele, de que há a necessidade de 24 horas as pessoas serem rápidas e estarem a disposição para conversa. Seja coerente e firme em relação aos horários de atendimento para evitar maiores problemas.

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Manter seu cliente atualizado de promo√ß√Ķes e/ou sorteios

Voc√™ pode utilizar o WhatsApp para enviar aos seus clientes promo√ß√Ķes e realizar a divulga√ß√£o de sorteios. E com isso, conquistar cada vez mais os seus clientes!

Lista de transmiss√£o

O WhatsApp possui um recurso chamado Lista de Transmiss√£o e permite que voc√™ envie a mesma mensagem para v√°rios contatos da sua agenda. Assim, voc√™ pode enviar promo√ß√Ķes, sorteios e at√© desejar um feliz anivers√°rio e outras datas comemorativas para todos os usu√°rios de forma r√°pida. Criando assim, um relacionamento de confian√ßa com seus clientes!

Compartilhar conte√ļdos multim√≠dia

Você pode compartilhar com os seus clientes algumas fotos e vídeos dos produtos que você oferece na sua empresa, para que eles conheçam e avaliem antes de irem a loja para comprar.

Grupos

Uma das funcionalidades disponibilizadas pelo WhatsApp é a criação de grupos que permite ao administrador adicionar entre 1 e 256 participantes. Portanto, essa funcionalidade pode ser muito bem aproveitada dentro de uma empresa, como por exemplo para melhorar o relacionamento e o convívio do time, dentro e fora do ambiente de trabalho.

História do WhatsApp

Assim como no Instagram e Facebook, o WhatsApp permite que o seus usuários compartilhem histórias com sua lista de contatos. Nela você pode compartilhar fotos de algum assunto importante que aconteceu na sua empresa ou ser mais um meio de divulgar os seus produtos e serviços.

WhatsApp Web

Pensando na comodidade dos seus usuários o WhatsApp criou o WhatsApp Web, feito para que seus usuários não precisem utilizar o celular o tempo todo e consigam acessar o aplicativo pelo computador, melhorando a visualização e agilidade de respostas. Este recurso necessita que seu celular esteja logado na internet e que confirme o código de verificação apresentado pelo próprio aplicativo.

Assim, fica ainda mais f√°cil que sua empresa atenda de forma r√°pida os seus clientes!

Vale a pena investir no WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital para sua empresa, mas não se esqueça que esse recurso precisa ser bem utilizado, ou você vai acabar se tornando um "spam" no celular dos seus clientes ao invés de conquistar, aproximar e ter confiança.

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Autor:

Time Construsite | Marketing
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