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Tendências digitais para 2018

O ano de 2018 chegou e está cheio de apostas para qualquer tipo de segmento!

| Atualizado em
por Time Construsite

O ano de 2018 chegou e está cheio de apostas para qualquer tipo de segmento. Como é realizado todos os anos e a Construsite não fica de fora de nenhuma atualização, vamos listar algumas tendências para o mercado digital que são esperadas para esse ano.

Como todo início de ano, os mercados se agitam e lançam suas apostos de sucesso para o novo ano. Para o mundo online e claro, o Marketing Digital não seria diferente. Fique atualizado e não perca nenhuma novidade que poderá ser vista nos próximos 365 dias. Confira abaixo!

Inteligência Artificial (IA)

O mercado já indica um forte investimento na tecnologia de IA. A criação de sistemas que aprendem de forma autônoma será um diferencial competitivo para fornecedores de tecnologia.

As técnicas de Inteligência Artificial estão evoluindo rapidamente e as empresas logo precisarão investir em habilidades, ferramentas e processos para explorar com sucesso essas técnicas.

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Já temos como exemplo de inteligência artificial a androide Sophia, desenvolvida pelo Dr. David Hanson fundador da Hanson Robotics. Sophia é considerada o robô mais avançado desse universo de IA e já possui até cidadania na Arábia Saudita.

Intelligent Things

Em português chamadas de Coisas Inteligentes, são coisas físicas que além de explorarem a Inteligência Artificial para oferecer um formato de interação mais realista, vão além da execução de modelos de programação.

A Inteligência Artificial está gerando avanços para a criação de novas Intelligent Things como veículos autônomos, drones e até mesmo robôs para utilidades domésticas. Será mais frequente o uso dessa IA em coisas do cotidiano.

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Um exemplo claro de Intelligent Thing, é a Amazon Echo. Assita o vídeo abaixo para entender melhor!

Digital Twins

Conhecidos também por "Gêmeos Digitais", são representações digitais (clones ou cópias de processos reais) de uma entidade ou sistema do mundo real e fornecem dados continuamente.

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Os Gêmeos Digitais além de aprimorar os conhecimentos de dados e melhorar a tomada de decisões em grandes empresas, poderão ajudar no desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Para que essa tecnologia funcione, são usados sensores que captam informações do ambiente e aplicam esses dados na simulação do gêmeo digital.

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O gêmeo digital tem como objetivo agilizar os processos que devem ser realizados dentro de uma empresa, além de reduzir os custos de produção.

Veja o exemplo da empresa alemã Fernwasserversorgung Franken:

A empresa fornece água potável para mais de 325 mil pessoas. A companhia desenvolveu o gêmeo digital da sua linha de produção, que é composta por 52 poços, cinco redes hidráulicas e mais de 35 estações de bombeamento. Com os caminhos mapeados, foi possível otimizar as operações de bombeamento de água e reduzir em 15% os custos de energia.

Há também uma grande diminuição nos erros de planejamento, o que é uma vantagem para a indústria.

Os gêmeos digitais são uma grande vantagem para as empresas mesmo que aconteçam erros ou a produção fique menor do que o esperado.

Plataformas de Interação

Essas plataformas irão impulsionar a mudança de paradigma na forma como os seres humanos interagem com o mundo digital.

As interfaces são implementadas principalmente com o idioma natural falado ou escrito do usuário que está utilizando o sistema. A projeção é que com o tempo outros mecanismos de entrada/saída serão adicionados para explorar a visão, paladar, olfato e o tato para a interação multicanal.

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Com o uso desses canais sensoriais expandidos será possível também detectar emoções através da análise de expressões faciais e do estado da saúde humana através da análise olfativa.

Essa alteração na forma de experiência do usuário criará novas oportunidades de negócios no mundo digital.

A previsão do Gartner é que, até 2019, 20% das interações dos usuários com smartphones serão através de VPAs (Voice Personal Assistants, como Siri (iOS) e Alexa (Amazon Echo).

Realidade Aumentada

O conceito de Realidade Aumentada vem sendo construído por muitos anos até chegar onde estamos agora. A sua presença está confirmada como tendência digital para 2018, já que vários casos envolvendo essa estratégia foram bem-sucedidos no último ano onde havia apenas um rebuliço sobre o assunto e sem uma total percepção de seus impactos em nosso cotidiano.

Um grande exemplo dessa estratégia que está sendo utilizada por grandes marcas é a Faber Castell, que criou a campanha A floresta sem fim para divulgar o lançamento dos lápis ecológicos. Por meio de um aplicativo, o consumidor que adquirir a caixa de lápis poderá ver em suas próprias pinturas, animais em 3D.  

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A intenção é que além de fazê-los aprender um pouco mais sobre cada um, possam entender que a cada ecolápis utilizado, um animal é salvo na floresta.

Digital Influencers

A internet é um lugar imenso e com milhares de pessoas para serem alcançadas. O Marketing Digital realiza esse papel, é dinâmico e busca continuamente novas opções para o alcance de novos consumidores.

Os influenciadores digitais se tornam grandes aliados na missão de encontrar um público qualificado e estão entre as principais tendências digitais para o ano de 2018. Existem muitos meios onde esses influenciadores digitais podem apostar, como o YouTube, Facebook, Twitter e Snapchat. Dependendo do contexto podem ser ótimas ferramentas de engajamento.

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A projeção é que a maioria desses influenciadores sejam procurados por grandes marcas dos mais diversos setores para dialogar com seus públicos com ainda mais força esse ano.

Mídia Out Of Home

Em português, mídia fora de casa, é uma forma de fazer Marketing totalmente vantajosa por permitir que o cliente tenha contato com a marca mesmo sem estar online. O conceito principal do Out Of Home é impactar o cliente até fora de casa, como o próprio nome já diz.

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A ideia de usar placas e outdoors pode até parecer, mas não é nada ultrapassada. Essa técnica quando usada com criatividade e da maneira correta é capaz de trazer benefícios e resultados incríveis.

Além de painéis estáticos, existem também os displays interativos em shoppings, aeroportos, pontos de ônibus e até supermercados, proporcionando uma enorme visibilidade para a empresa.

Para entender melhor, observe o exemplo abaixo:

"Have a break, have a Kit Kat", ou em português, Faça uma pausa, coma um Kit Kat.

O slogan da marca de chocolate da Nestlé, Kit Kat, foi levado bem a sério nesse outdoor e idealizado pela JWT de Londres. O trabalho de colagem do outdoor não foi finalizado e isso dá a entender que o profissional que estava realizando o serviço fez uma pausa para comer um Kit Kat.

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Há ainda muitos outros bons exemplos de intervenções Out Of Home que além de serem surpreendentes, fisgam o público e viralizam com facilidade nas redes sociais.

Muitas dessas tendências citadas acima poderão ser utilizadas para obter um melhor resultado dentro do Marketing Digital da sua empresa nesse ano que se inicia. Aposte com tudo em 2018 e os bons resultados virão!

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Autor:

Time Construsite | Marketing
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