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Diferença entre operadora e gateway de pagamento

Ficou com dúvida na hora de escolher qual a forma de pagamento que sua loja virtual deve utilizar? Saiba ja qual a melhor opção!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Diante dos crescentes números do e-commerce no Brasil e no mundo, abrir uma loja virtual pode ser considerado um bom negócio. No entanto, abrir uma loja virtual não é tarefa fácil.

Preocupações como pagamento de água, luz e aluguel são substituídas por preocupações, como por exemplo, a empresa que fará a hospedagem da sua loja, desenvolvimento da sua plataforma, as formas de pagamento, entre outros.

Ao criar uma loja virtual, é necessário ter um planejamento. Os produtos oferecidos, o público desejado, a concorrência e inúmeras questões devem ser pensadas cuidadosamente, mas é crucial pensar em como oferecer credibilidade e segurança para que o seu cliente efetue o pagamento de forma tranquila e facilitada.

O pagamento é um do pilares da loja virtual. Por isso, quem possui um e-commerce precisa estar atento a todos os detalhes envolvendo essa questão.

Pensando nas dúvidas frequentes dos nossos clientes, a Construsite Brasil desenvolveu esse post com o intuito de facilitar o momento de uma das decisões mais importantes de sua loja.

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Existem duas opções para você que está abrindo um negócio online, vamos falar das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Operadora de cartão de crédito

A operadora de um cartão de crédito é a empresa responsável pela administração da forma de pagamento.

Existem casos em que o banco emissor ou a instituição financeira, também são a operadora.

Alguns tipos de cartão são geridos pela própria bandeira, como por exemplo, o American Express.

O relacionamento com o cliente, benefícios e taxas, também são de responsabilidade dessa instituição. Assim como o banco, é responsável pelos limites disponibilizados para cada usuário.

Bandeira é o mesmo que operadora?

A bandeira de um cartão de crédito é a relação de instituições financeiras que administram seu crédito.

Essas instituições devem definir as regras para o uso do cartão, limites e os prazos. As bandeiras são as responsáveis por intermediar a relação entre o usuário e a operadora de cartão de crédito.

Exemplos de operadora: Itaúcard, Badescard Bradesco, Ourocard, entre outras.

Exemplos de bandeira: VISA, MasterCard, ELO, entre outras.

Gateway de pagamento

Gateways de pagamento são empresas que fornecem uma comunicação direta com os adquirentes. Sua função basicamente é armazenar as informações disponibilizadas pelo cliente ao comprar em uma loja virtual e enviar para o adquirente. São Gateways de pagamentos conhecidos: Pagseguro, Paypal e o Bcash.

O que são adquirentes?

As empresas adquirentes são instituições especializadas em armazenar os dados e enviar diretamente para as bandeiras, como a MasterCard, VISA, American Express, HiperCard, entre outras.

Sabendo o que cada termo representa, veja a seguir as vantagens e desvantagens das opções de pagamento.

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Integração direta com a Operadora de Cartão de Crédito

Uma das opções de pagamento para a sua loja virtual é a integração com operadoras de cartão de crédito. A principal vantagem desse método é a cobrança de taxas menores em relação às cobradas pelos intermediadores de pagamento para a contratação do serviço.

As principais  desvantagens da integração direta com as operadoras são:

  • Não oferece análise de risco da compra: neste caso se o cliente usou cartões clonados, e se os dados do dono de cartão de crédito não correspondem com o endereço do destinatário, isso pode causar transtornos e perdas de produtos para sua empresa. Por não oferecer esses serviço, para evitar essas fraudes você terá que fazer a conferência.
  • Burocracia: caso não tenha um contrato, o processo é mais demorado e requer visitas a bancos, conversas e análise com gerentes até o serviço ser liberado.
  • Menos opções de pagamento: neste caso você ficará restrito a menos opções de pagamento, excluindo por exemplo, a opção de boleto. Deve-se considerar também que nem todas as operadoras aceitam todas as bandeiras, sendo assim, para ter uma maior variedade será necessário fazer mais contratos e ter mais trabalho.

Gateway de pagamento

Outra opção que pode ser adotada por sua loja é a utilização do Gateway de pagamento, que são plataformas intermediárias de pagamento para e-commerce. Esse modo também apresenta vantagens e desvantagens assim como a escolha de pagamento por integração direta com as operadoras.

Veja algumas das principais vantagens:

  • Análise de Risco: esse modelo de pagamento fornece sistemas antifraude para a segurança de suas vendas na loja, ou seja, é realizada uma analise dos dados do cartão em relação aos dados do comprador, e o destino da compra. Caso a compra seja feita por um cartão clonado, e os Gateway de pagamento aceite, o prejuízo é arcado por ele.
  • Mais formas de Pagamento: os Gateways de pagamento possuem integração com diversos bancos. Isso possibilita várias formas de pagamento do seu cliente, se adequando ao que melhor atendê-lo.
  • Menos burocracia: A contratação dos serviços é feito de forma ágil, online e habilitando o serviço assim que o cadastro é finalizado.
  • Garantia para o comprador: Além de oferecer garantia para o vendedor, oferecem garantia também ao comprador. Caso não receba o produto em até 14 dias, o consumidor poderá através da plataforma abrir uma disputa para saber o que aconteceu durante o processo, assegurando que a empresa não receberá o seu dinheiro enquanto a situação não for resolvida.

Os Gateways de pagamento apresentam como maior desvantagem as taxas cobradas que possuem porcentagem maior que as taxas das operadoras de créditos, devido ao conjunto de serviços prestados pela empresa.

Cada loja virtual possui uma particularidade. Para escolher qual a melhor forma de pagamento é necessário fazer uma análise das necessidades e das condições de sua loja. Para quem está iniciando um negócio online, o mais indicado é aderir aos Gateways de pagamento, considerando a segurança e a integração de sua loja virtual, pois assim você investirá o tempo em outras demandas.

Não existe uma fórmula que define o melhor método a ser seguido por sua loja. E com toda a certeza, a decisão tomada irá impactar de forma significativa o seu negócio.

Ainda está em dúvida de qual decisão tomar? Entre em contato com o time de especialistas da Construsite e tire suas dúvidas.

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Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
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